Tecnologia do Blogger.
RSS

Analisando uma conversa entre dois homens, em um ÁGUASLINDAS/VER-O-PESO, cheguei a conclusão que só um Paraense, entende o que outro paraense fala.
Um gaúcho, por exemplo, jamais entenderia o que 'de rocha', ou 'bora embora' quer dizer.
Entrei na internet e fui procurar gírias que o povo daqui fala. Pra mim, elas quase se limitavam em 'ÉGUA','PAI DÉGUA', mas eu vi, que em uma frase, a metade das palavras ditas são gírias, e as pessoas falam sem perceber que estão pronunciando.
Dá uma olhada...

ÉGUA:- É como uma vírgula do paraense, usada entre mil de mil frases ditas, sem contar que essa expressão, tem milhares de significados, dependendo do contexto da frase.
ex: Égua, não acredito nisso. (Essa frase pode ter inumeros significados dependendo da forma que ela for dita!)
PAID’ÉGUA – é um adjetivo positivo. O elogio máximo que um paraense pode dar.
LEVOU O FARELO! - se deu mau!
PITIÚ - cheiro de característico de peixe. Passar pelo ver-o-peso, naquele sol de meio dia, HUUN uma beleeeza!
DE ROCHA – frase de vários significados, depende da ocasião em que é usada. Pode significar uma concordância com algo ou usada numa pergunta para reforçar algo que foi dito.
ex: égua, eu fui lá! De rocha!
PIOR – termo utilizado quando se concorda ou aceita uma frase dita por outra pessoa. É como se fosse o 'PODS CRER'.
MUITO PALHA! - muito ruim!
BORA LOGO! - se apresse!
BORIMBORA! - vamos embora
MAS QUANDO!- você está mentindo!.
EU CHOOORO!!!- significa não tô nem aí pra tí!, te vira!, dá teu jeito!.
OLHA QUE O PAU TE ACHA! - toma cuidado!
ÊÊÊ...- quando algo que se conta é mentira.
HUM TÁ, CHEIROSO!-hahah eu adoro essa expressão.... "hum...ta bom, gatinho, ta bom lindo, ta bom bonito.."é uma forma de ironia, Tipo "conta outra!"
ARREDA AÍ -afasta aiii
JÁ ESTÁS NO TEU MOMENTO - quando alguém faz algo q chame atenção, ou dá em cima de outra pessoa... Ai usam isso!!!
MAS QUANDO!- não se refere a data e sim a pessoa dizendo "não" .
ex: tu vais ao show hj?? Mas quando, estou sem dinheiro
PAPAI -vocativo irônico. Ex. Égua, assim não tá dando, papai.
CABOQUICE - adjetivo que diminui algo/fato.
PIPÍRA- mulherzinha, cabuquinha...
POTOCA - papo furado, mentira.
PIQUENO (A) -rapaz ou moça
ex: Ei piqueno pega aí essa tigela de açai!
PIQUENOZINHO (A) - termo perjorativo pessoa inchirida, esse termo foi simplificado pra zinho ou zinha.
Ex: É-GU-Á, Esse piquenozinho é muito chato!!!
BORÓ - dinheiro trocado
POMBA LESA - quem é meio desligado, boco.
TÁ SAFO - tá beleza.
SAFO - quem é bom em algo.
FICOU NO VÁCUO - ninguém ligou,
BAFO DE ONÇA - mal hálito
TU É SÓ BAFO - mentiroso
EU CHOOORO! - significa " não tô nem aí pra tí!, te vira!, dá teu jeito!".

Se, se lembrarem de mais, comentem!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

OND EH? = qual o papo, onde é a onda hoje UHAUHA